quinta-feira, 18 de março de 2010

A BIBLIOTECÁRIA*
Profissional indispensável na biblioteca é a bibliotecária. Toda biblioteca tem que ter . Ah, se as leis fossem cumpridas ! Não entro em biblioteca sem orientação pedagógica dessa profissional ao que pretendo obter em lugar tão importante na vida, chamada biblioteca, pois é esse profissional quem facilita o trânsito em meio aos livros, documentos ali conservados ,objetos de meu interesse.

Estimo e respeito o bibliotecário pois é do trabalho dele, junto com os pais e professores ,que todos dependemos se quisermos um país de leitores.

É imperativo a contratação de bibliotecários, de instalação de bibliotecas, de acesso facilitado ao livro e leitura. 12 de março é o dia da figura mais importante quando se quer sociedade democrática: o bibliotecário !

O Pará, terra de chuvas e rios, tem muito que reinventar nesse campo e cresce ainda mais a importância do bibliotecário para, por exemplo, atender o ribeirinho que procura a biblioteca do Cuxipiari, no rio Tocantins,Cametá e o estudante que sem poder se deslocar à biblioteca do Centur, procura a do Tenoné na ilharga da Seduc/Belém, que foram “arranjadas”e “ajeitadas” pela comunidade ante a inércia do poder público e quase sempre ao se arranjar uma biblioteca arranja-se também alguém que faça as vezes desse profissional para tomar conta da biblioteca que , de biblioteca, infelizmente só tem o nome, pois uma biblioteca precisa, além do bibliotecário, acervo atualizado, espaço confortável, funcionar dia e noite dentre outras características técnicas do que se entende seja biblioteca e não “arranjo”.

O governo deve organizar e manter as bibliotecas - , ainda que as comunidades ajudem, participem, colaborem, - promover o acesso à informação, ao conhecimento, ao livro, à leitura.

D. Erwin, diz : “ os pobres de hoje não são apenas uns explorados e oprimidos,são excluídos, expulsos da sociedade e da terra por serem considerados “superflúos” e por isso não devemos aceitar “a política do rolo compressor que usa a tática do fato consumado, do autoritarismo que não aceita contestação, contraditório. Devemos reivindicar, contestar e isso se faz com conhecimento que a leitura, luz do saber oportuniza distinguir quem só quer prejudicar a comunidade.

Biblioteca virtual ou real é direito à formação cultural de quem deseja ser educado,informado ,cidadão.

O linguista Tveztan Todorov ensina que literatura não é teoria, é paixão e que não se lê para ser especialista e sim para aprender a ser mais humano, conhecedor da vida pulsante nos livros.

Quem alavanca as mudanças para que os pobres não sejam “supérfluos” e tampouco a biblioteca nem o livro e sim, instrumento de libertação, de transformação estrutural à sociedade mais justa , fraterna , é o bibliotecário, daí porque esse profissional, a biblioteca, o livro,a leitura e a cultura sempre recebem, dos que não querem o povo politizado, as mais esfarrapadas desculpas para a não adoção de política cultural que implemente a biblioteca, a leitura, o livro e se contrate o bibliotecário, pois sem ele, não há livro, leitor, leitura, cidadania, porque estaremos no escuro, no desconhecido, situação de que se valem os incautos para continuar manobrando as massas com fins subreptícios.

À bibliotecária e aos que trabalham nas bibliotecas, na promoção do livro e da leitura, parabéns e agradecimento pelo relevante serviço prestado ao bem comum, quase sempre esmagados pelos baixos salários e péssimas condições de trabalho.

Salomão Larêdo, leitor e escritor.



* Publicado na edição do dia 18 de Março de 2010 no jornal O Liberal – Belém - Pará

Um comentário:

  1. Muito interessante este artigo, pois além de professora também sou bibliotecária.
    É uma profissão pouco valorizada mas, de grande importância para a organização e suporte da informação para os nossos queridos leitores.
    Parabéns, e obrigada pela lembrança!
    Marilene Dantas

    ResponderExcluir